Mensagem da Comissão:
O Encontro Catarinense de Ligas Acadêmicas está chegando e será uma oportunidade imperdível para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos, compartilharem experiências e se conectarem com profissionais renomados. O evento acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro de 2025, no Auditório da FURB, na cidade de Blumenau, reunindo especialistas de destaque estadual e nacional para palestras, workshops e discussões sobre temas essenciais da prática médica.
Destaques do Encontro:
Acreditamos que a presença da sua Liga Acadêmica contribuirá para o sucesso do evento, enriquecendo os debates e fortalecendo a comunidade médica. Não perca essa chance de aprendizado e troca de experiências!
Objetivos do Encontro:
Cidade do Evento:
Blumenau/SC
Blumenau é uma cidade encantadora localizada no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, Brasil. Fundada em 1850 por imigrantes liderados por Hermann Bruno Otto von Blumenau, a cidade preserva fortes traços da cultura germânica em sua arquitetura, culinária, festas e tradições.
Conhecida por sua famosa Oktoberfest, uma das maiores festas de cultura alemã fora da Alemanha, Blumenau atrai turistas de todo o país e do mundo.
Local do Evento:
Universidade Regional de Blumenau - FURB
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) é uma instituição pública municipal de ensino superior localizada na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, e constitui-se em uma das universidades da região do Vale do Itajaí.
Não perca essa oportunidade de aprendizado e networking. Inscreva-se já!
Serão cadastrados login e senha no momento da realização da inscrição, guarde bem esta informação para futuros acessos.
Após realizar o pagamento é imprescindível o envio do comprovante com nome completo do inscrito para o e-mail sociedades@attpromo.com.br
O processamento da baixa da inscrição será regularizada apenas após recebimento do comprovante pela organização do evento.
Conforme a política de cancelamento, o prazo para desistência e reembolso integral do valor pago é de até 07 dias após a compra e deverá ser formulada mediante e-mail enviado para sociedades@attpromo.com.br. Após este prazo, não haverá cancelamento.
Em caso de informações adicionais ou qualquer outra solicitação, entre em contato com a empresa organizadora do evento através do sociedades@attpromo.com.br, ou através do nosso WhatsApp (4899142-4344).
Dia 07/11/2025
| 07/11/2025 | Horário | Tema |
| AUDITÓRIO 1 | ||
| 18:00 - 19:00 | Fundamentos do BLS | |
| 19:00 - 19:30 | Palestra Palestrante ouro: Medcof AUDITÓRIO 2 | |
| 19:30 - 21:30 | Curso Prático de Diagnóstico por Imagem | |
| AUDITÓRIO 2 | ||
| 18:00 - 19:00 | Sessão de Casos Clínicos (2) - discussão | |
| 19:00 - 19:30 | Palestra Palestrante ouro: MedCof | |
| 19:30 - 21:30 | Acesso às Vias Aéreas e Ventilação Respiratória na Urgência |
Dia 08/11/2025
| 08/11/2025 | Horário | Tema |
| AUDITÓRIO 1 | ||
| 08:00 - 10:00 | Fundamentos do ECG para Clínicos com Atividade Prática | |
| 10:00 - 11:00 | Os Fundamentos do ACLS | |
| 11:00 - 11:30 | Palestra contabilidade | |
| 11:30 - 12:30 | USG Prática à beira leito | |
| 13:30 - 16:00 | Antibióticos: Da Teoria à Prática com Apresentação e Discussão de Casos Clínicos | |
| 16:00 - 19:00 | Acessos: Venoso Central, Arterial e Intraósseo | |
| AUDITÓRIO 2 | ||
| 8:00 - 12:00 | SECLIN e CARDIGEM – Do Ambulatório à Emergência | |
| 13:30 - 16:00 | Sessão de Casos Clínicos com Atores Vivos |
Regulamento de Trabalhos Científicos
Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu trabalho.
1. INTRODUÇÃO
1.1. A Comissão Organizadora do Encontro de Ligas Acadêmicas de Clínica Médica de Santa Catarina torna público o presente edital, que dispõe sobre o regulamento para submissão de trabalhos científicos.
2. TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
2.1 Poderão ser enviados para o Encontro os seguintes tipos de trabalhos científicos: relatos de caso, trabalhos prospectivos e trabalhos retrospectivos nas modalidades de (experimentais, caso controle, ensaio clínico, prevalência, transversal ou coorte);
2.2 Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura;
2.3 Não serão aceitos trabalhos com auxílio de inteligência artificial (IA).
2.4 Não serão aceitos trabalhos que não estejam concluídos.
3. NÚMERO DE AUTORES
3.1 Serão aceitos até 3 (três) autores para relatos de caso, sendo 1 (um) autor relator, 1 (um) coautor e 1 (um) orientador;
3.2 Serão aceitos até 5 (cinco) autores para os demais trabalhos, sendo 1 (um) autor relator e 4 (quatro) coautores.
4. REGRAS PARA CONFECÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Somente serão analisados pela Comissão Científica de trabalhos, aqueles trabalhos que estiverem de acordo com as regras a seguir e apresentarem seus conteúdos obrigatórios;
4.1. Os trabalhos devem conter no máximo 2.500 caracteres (incluídos os espaços). O título, nome dos autores, afiliação institucional, palavras-chave e a bibliografia não estão inclusas nos 2.500 caracteres;
4.1.2 O título é obrigatório e deverá conter no máximo 250 caracteres;
4.1.3 O trabalho deve ser confeccionado na fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples;
4.1.4 O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidas por uma menção prévia no texto;
4.1.5 A sequência do trabalho deverá conter obrigatoriamente: introdução, método, resultados, conclusão e bibliografia;
4.1.6 Não poderá conter resultados do trabalho na introdução;
4.1.7 No método deverá conter primeiramente o tipo de trabalho: relato de caso, trabalho prospectivo ou trabalho retrospectivo. Em seguida, definir se o trabalho é experimental, caso controle, ensaio clínico, de prevalência, transversal ou coorte ou outro;
4.1.8 Em se tratando de trabalho na modalidade relato de caso, no local dos resultados, deverá vir a descrição do caso;
4.1.9 Não serão aceitas tabelas e gráficos de resultados; Todos os resultados devem ser expostos de forma descritiva;
4.1.10 A bibliografia não poderá conter mais do que 5 (cinco) artigos científicos, e não contará no número total de palavras do trabalho;
4.1.11 Frases com futuro do presente do indicativo devem ser evitadas, como por exemplo “os resultados do estudo serão apresentados”;
4.1.12 Agradecimentos ou menções a fontes financiadoras não podem estar presentes no trabalho;
4.1.13 O nome da instituição na qual o trabalho foi desenvolvido deve ser omitido do corpo do texto.
Clique aqui para fazer download do template de trabalho prospectivo ou trabalho retrospectivo.
Clique aqui para fazer download do template de relato de caso.
5. SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
5.1 Os trabalhos científicos deverão ser enviados exclusivamente através do e-mail sociedades@attpromo.com.br. Não serão aceitos trabalhos enviados por quaisquer outros meios;
5.2 Os trabalhos serão recebidos a partir do dia 18/09/2025;
5.3 A data limite para o envio dos trabalhos é até o dia 16/10/2025 às 23h59. Após essa data, as inscrições de trabalhos científicos serão consideradas encerradas;
5.4 Serão aceitos sem a necessidade de aprovação do conselho de ética os trabalhos que forem feitos utilizando dados dos bancos públicos ou institucionais.
5.5 Serão aceitos apenas trabalhos que nunca foram publicados (revistas, anais), apresentados em eventos (congressos, simpósios, jornadas) ou divulgados de qualquer outra forma;
5.6 Serão aceitos apenas trabalhos escritos em português, portanto, aqueles enviados em outras línguas serão automaticamente desconsiderados;
5.7 Para que o trabalho seja aceito no congresso, pelo menos 1 (um) dos autores, seja o relator ou um coautor, deverá estar inscrito no evento;
5.8 Após a conclusão do processo de envio do trabalho através do e-mail, não será possível realizar alterações no mesmo, bem como não será permitido incluir ou excluir coautores.
6. APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
6.1 Todos os trabalhos científicos que estiverem de acordo com este edital serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios: originalidade e relevância, método, qual idade e clareza dos resultados apresentados e adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do trabalho.
6.2 Os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 28/10/2025
7. APRESENTAÇÃO
7.1 Descrevem-se abaixo orientações importantes para envio do trabalho no formato final de apresentação e-pôster. O e-pôster deverá ser apresentado no seguinte formato:
8. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
8.1 Todos os trabalhos científicos aprovados para o congresso poderão ser submetidos à avaliação do Conselho Editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica - SBCM.
9. CERTIFICADOS
9.1 Os certificados dos trabalhos científicos aprovados estarão disponíveis na área do congressista a partir do dia 10/11/2025, com acesso via CPF do autor cadastrado.
9.2 Será fornecido apenas 1 (um) certificado por trabalho, em nome do autor relator, citando o nome do trabalho, a forma de apresentação do mesmo e os nomes dos coautores.
10. PREMIAÇÃO
10.1 Os três trabalhos melhor classificados receberão uma inscrição cortesia para o Congresso Sul Brasileiro de Clínica Médica que acontecerá de 09 a 11 de outubro de 2026 em Florianópolis.
| Categoria | Valor |
|---|---|
| Acadêmicos de medicina - A partir de 01/08 | R$ 100,00 |
Para realizar a sua inscrição para este evento, informe seu CPF no campo abaixo:
Inscrições encerradas
Desculpe, as inscrições online estão encerradas para este evento.
SBCMs-SC © Todos os direitos reservados
2025
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web